Você NÃO é um impostor

Querido elefante,

Você já ouviu falar em Síndrome do Impostor?

A consulesa da França no Brasil, Alexandra Loras, colocou o assunto em debate e vem percorrendo o país com suas apresentações. Seja em programas de televisão nacional, na internet ou em palestras, Alexandra convida seus ouvintes a enxergar o problema sob uma ótica mais honesta.

Muitos de nós, em geral, nos sentimos impostores em nossas vidas. “Eu não mereço estar aqui” ou “vão me desmascarar, na verdade não sou tão bom” ou, ainda, “eu não poderia concorrer a este cargo ou estudar nesta instituição” são pensamentos recorrentes a quem sofre com a síndrome, muito mais comum do que você imagina.

Estudada há mais de três décadas, a Síndrome do Impostor faz com que a pessoa credite seu sucesso à sorte, ajuda de outras pessoas e acaso. É como se suas conquistas não fossem geradas por sua inteligência, dedicação e competência.

Segundo Alexandra, a síndrome faz com que “dentro de minha própria identidade, às vezes me sinto como um impostor.” Neste cenário, os estereótipos são um dos principais limitadores: só mulheres bonitas apresentam telejornal; é preciso ter uma inteligência acima da média para ser diplomata; uma mulher não teria como supervisionar aquela equipe; e por aí vai. “É uma narrativa subliminar que apaga culturas, determina papeis para as pessoas.”

Alexandra Loras

A consulesa francesa leva o assunto mais adiante e fala da questão racial e de gênero. “São barreiras sigilosas, obstáculos, muitas vezes, invisíveis que precisam ser enfrentados diariamente.” A solução, na opinião de Alexandra, passa por colocar o assunto em discussão e acreditar (e defender) que a riqueza está na diversidade, inclusive para o ser humano também.

Gostou do assunto? Assista ao TED da consulesa e leve o tema adiante. Germine a sementinha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s